sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Biscoitos Fritos de Azeite (da Gina)

Biscoitos da Gina (Virgínia Gamito – Relvas Verdes, Santiago de Cacém)


Ingredientes:

1 Chávena de farinha, pode ser ou não auto-levedante
1 Ovo
1 colher de sopa bem cheia de açúcar
1 colher de sopa a transbordar de azeite virgem extra
Raspas de 1 limão grande ou 2 pequenos
1 pitada de sal fino
Azeite refinado para a fritura
Açucar e Canela

Preparação:

Misturam-se os seis primeiros ingredientes, de uma vez só, numa tigela e amassa-se até obter uma bola dura, amarelo esverdeado e que não deforma nem pega. Pode ser necessário ajustar a quantidade de farinha, se o ovo for grande ou a chávena pequena.
Embrulha num pano e deixa repousar 1 hora, fora do frigorífico. ( Não saltes este ponto; a esperas são aborrecidas mas neste caso é mesmo essencial)
Divide a massa em pedacinhos do tamanho de cerejas grandes, rola-as entre as mãos ou sobre a pedra de modo a obter rolinhos da grossura de um lápis e forma argolas.
Frita estas argolas em azeite refinado vulgar (não virgem), quente e abundante o suficiente para as argolas flutuarem sem tocar o fundo da frigideira. A fritura dos dois lados não demora mais de 30 segundos. Escorre sumariamente e ainda a queimar os dedos, passa por açucar.( Se esperares até estarem completamente enxutos, o açúcar não adere). Polvilha depois com canela.
Podem guardar-se numa caixa fechada durante muitas semanas.

Nota:
Se usar farinha autolevedante ou adicionar fermento em pó, os biscoitos crescem muito e ficam com uma consistência de bolo, fôfos e com a casca estalada. Se usar farinha sem fermento, ficam mais pequenos, com uma consistência interior mais húmida e com mais sabor a azeite e limão, mais "sabor à antiga". Em minha casa há quem prefira uns e outros ... mas ninguém os dispensa na mesa de Natal

Sem comentários: